Terminal Laranjeiras: “um laboratório vivo”

por Esther Ramos Radaelli

No centro do Terminal Laranjeiras um contêiner bem iluminado e refrigerado, todo decorado por adesivos coloridos, te leva para uma viagem além das linhas de ônibus convencionais. Essa é a Biblioteca Transcol do bairro de Laranjeiras, criada em 2007, a primeira do estado.

Biblioteca Transcol do T. Laranjeiras

Um ambiente não muito grande, mas que parece ainda menor pelo grande número de pessoas. São aproximadamente 5 mil cadastrados, sendo que por dia são mais de 150 livros emprestados. Durante aproximadamente uma hora dentro da biblioteca não houve um instante em que ela estivesse vazia. Por isso, se o Luiz, estagiário do projeto, não estivesse lá para ajudar, seria difícil conversar com Maurenice, responsável pelo espaço no turno da manhã.

Sayonara, Maurenice e Luiz: funcionários do Projeto

“Um laboratório vivo.” Assim o projeto foi definido por Maurenice Muricci, 39 anos. Mulher de sorrisos fáceis e com grande simpatia. Ela reconhece a maioria dos freqüentadores da biblioteca, chama-os pelo nome, pergunta por suas famílias. Trabalha nesse projeto há um ano e meio e acredita que as dimensões que a Biblioteca Transcol alcançou hoje “foram mais do que a expectativa.”

O Luiz Henrique de Oliveira Placides, estagiário, tem 22 anos e também dá provas de que esse laboratório tem muito a ensinar. Depois de seis meses de trabalho, diz que sua cabeça está mais aberta; antes passava pelos terminais alheio a relação das pessoas com a leitura, sempre ouvindo música. Agora se dá conta de como os livros da Biblioteca Transcol estão em todos os cantos, ou melhor, ônibus, levando a leitura a um público que agora não precisa se esforçar para encontrar uma boa história.

Lorrany e Maria Regina

Maria Regina, 17 anos e Lorrany Nunes, 18 anos, são um exemplo disso. Estudam no Aristóbulo, escola pública não muito longe do terminal. Lorrany levou Maria Regina para se cadastrar no projeto e ambas são freqüentadoras assíduas.

Estudantes, trocadores, motoristas, crianças, jovens, adultos. A Biblioteca Transcol de Laranjeiras é um retalho de personagens fictícios e reais. E o melhor? Está há poucos passos do seu ônibus.

 

Fotografia e edição: Any Cometti

Sobre socialidades
O Blog Socialidades quer resgatar a função social que o jornalismo possui em sua essência, mostrando o trabalho de projetos e instituições sociais, para que o público veja e conheça o que as pessoas andam fazendo para que tenhamos, a cada dia, uma realidade menos desigual.

Deixe um comentário